sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Notas breves

1. O nosso blog já está no FERVE (www.fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com ) e vamos todos apoiar a luta nacional levada a cabo por esta organização de defesa de trabalhadores precários assinando uma petição que nos leva para lá da CML(http://fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com/2007/11/petio-assembleia-da-repblica.html).

2. Uma colega da EGEAC fez-nos chegar a informação de que há assessores ligados aos mandatos de Santana e Carmona dispensados da CML a chegar a essa empresa municipal. Não deixa de ser curioso este facto, pelo que solicitamos informações mais detalhadas sobre o caso, até porque um dos nomes visados é o da socialite Vicky Fernandes, teoricamente, um dos nomes na lista de 127 dispensados.

3. Uma outra colega solicitou o nosso apoio na divulgação de eventuais diligências a desenvolver contra as ofensivas de que estamos a ser alvo. Reiteramos a nossa inteira disponibilidade para lhes dar cobertura, como até aqui temos feito.

4. O STML (www.stml.pt) está no terreno a solicitar explicações acerca do novo modelo de contrato que a maioria PS/BE está a apresentar aos recibos verdes. Mais uma vez, sugerimos a todos que não assinem e aguardem pelos desenvolvimentos acerca da questão. Para o efeito, consultem o Comunicado 49/2007 na página do sindicato. Apesar de sabermos que há já trabalhadores que assinaram, frisamos que é imperterível ganhar tempo e tentar deixar cair mais este veículo de maior precarização da nossa situação laboral.

5. Confrontados com o conhecimento público da manobra indecente do novo modelo de contrato, Cardoso da Silva e José Sá Fernandes apressaram-se a deitar areia para os olhos dos trabalhadores. As notícias rentemente publicadas de integração de 900 trabalhadores ou a constituição de uma comissão paritária para levar a cabo o preenchimento do quadro paralelo são pura contra-informação. Estejamos atentos porque há muitas armadilhas no novo modelo de contrato que nos pretendem impôr!

6. Ainda sem tempo para aprofundar a questão (o que pretendemos fazer muito em breve) está a denuncia credível de que mais 70 trabalhadores a recibos verdes foram despedidos. Não sabemos detalhes pelo que, com a vossa ajuda, queremos tirar a limpo de quem se trata desta vez.

7. Ao que nos foi possível apurar, 14 dos 127 despedidos foram reintegrados. Também neste ponto a informação é escassa, pelo que solicitamos a vossa ajuda para averiguar se na verdade se atendeu aos casos que revelavam maiores injustiças.

14 comentários:

Sobreda disse...

Um apoio ao alerta da vossa luta acaba de ser divulgado no blogue de "Os Verdes em Lisboa" no artigo http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2007/12/trabalhadores-precrios-do-municpio.html

A situação tem também sido repetidamente denunciada no blogue CDU Lumiar. Ver, por ex., os artigos:
http://cdulumiar.blogs.sapo.pt/150464.html
http://cdulumiar.blogs.sapo.pt/163283.html
http://cdulumiar.blogs.sapo.pt/165258.html
ou
http://cdulumiar.blogs.sapo.pt/169196.html

Uma acção a manter em unidade.

Anónimo disse...

"OS CONTRATOS VOLTAM AOS CARRIS"
Vêr em:
http://gentedelisboa.blogspot.com/2007/12/contratos-voltam-aos-carris.html

Anónimo disse...

Pessoal, tenho informação que se preparam para despedir mais 70 trabalhadores da CML para além desses 127.

Também me disseram que havia uma proposta do pcp que ia ser votada na cml para renovação dos contratos. Alguém sabe como ficou?

Anónimo disse...

A Propsta do PCP foi retirada pelo próprio PCP , não tendo sido, por isso, votada.

Anónimo disse...

Vejam lá falam directamente com o Vereador Sá Fernandes.

As notícias são contraditórias e já era tempo de se esclarecer a situação.

Isto saiu no Blogue Gente de Lisboa:

"O vereador Sá Fernandes tem sido claro acerca do problema das novas minutas de contrato: nada justifica as alterações ao clausulado, que chegaram a ser anunciadas, dos contratos com os trabalhadores avençados da CML.

Que sentido tem impor no texto do contrato "...não ficando este sujeito à subordinação hierárquica, horário de trabalho, etc...", quando o trabalhador todos os dias pica o ponto e recebe ordens das chefias?

As mudanças eram simplesmente estúpidas. Só criavam confusão. Todos os juristas consideraram que, quando há uma ilegalidade, o que conta são as condições materiais de trabalho e não um qualquer texto, por mais cauteloso que seja.

Os esforços que o vereador eleito pelo Bloco também desenvolveu para que o bom senso imperasse deu frutos. De facto, segundo fontes bem informadas na CML, hoje mesmo (6ª feira) foramenviadas orientações ao directores municipais para considerarem os contratos renovados, sem necessidade de alterações ao respectivo clausulado. Ou seja, as tais minutas estúpidas ficam sem efeito. Melhor assim.

Apenas para quem aufere remunerações de valor superior a 2500 euros, é que os respectivos contratos terão de incluir uma nova adenda, de modo a que esse limite não seja ultrapassado. Parece ser uma medida saudável.

Por outro lado, perto de 30 trabalhadores que tinham recebido cartas de rescisão, terão visto as respectivas situações reavaliadas e deverão estar a ser informados, por carta, da anulação da anterior. Notícias menos más.

Porém, o mais importante de todo este processo é o objectivo que é preciso não esquecer: integração dos trabalhadores a "recibo verde" no quadro do município. Estamos nessa luta e não vamos desarmar, por muito que isso custe a certas pessoas que prefeririam que nada mudasse. Mas vai mudar!"

Anónimo disse...

O Sá fernandes, afinal, anda a trabalhar...

Anónimo disse...

Ninguém sabe dessa coisa das 70 cartas... Se fosse verdade já tinha havido denúncia. Não gosto nada desta boataria.

Anónimo disse...

Quantas tretas é que o Sá Fernandes já contou desde que passou de grande opositor a grande apoiante da acção executiva?

Pois é... Basta pesquisar no google. Só acredito quando na segunda feira me disserem na cara que posso deitar no lixo o contrato que o meu director me deu para assinar na 6ª com os votos de um bom fim de semana.

Anónimo disse...

São 70 sim senhor! Todos despedidos pelo próprio Sá Fernandes.

Anónimo disse...

boataria desta devia ser banida do blog.

Anónimo disse...

Malta: Não quero saber de politiquices, mas o orçamento ontem aprovado pelo BE não contempla verba para TODOS os precários. É um facto. Não é arremesso político. Se há alguém do BE neste BLOG, então que explique aquilo que não percebemos!

Anónimo disse...

Solidário com a V. luta, ou pelo menos com a luta de alguns, porque isto tem muitas questões pelo meio, para além da simples questão de ser ou não dispensável e porque razões se é! Imaginem-me a mim funcionário do quadro, integrado numa equipa bem estruturada e a funcionar BEM e sem necessidade de mais pessoal (havia de tudo incluindo recibos verdes), quando por obra e graça de umas eleições chega uma nova direcção municipal, nova direcção de departamento e nova chefia de divisão que, em vez de procurar perceber como era a equipa e tirar partido do que existia, decidem que era preciso "limar umas arestas", pelo que se justificava a integração na equipa de mais uns elementos precisamente para efectuar esse trabalho. Resultado, nem ao fim de um mês destes novos avençados, terem entrado ao serviço vindos sabe-se lá de onde..., a tal equipa IDEAL estava completamente virada do avesso, deixou de funcionar. Desde intrigas criadas por esse "sangue novo", que ainda se aproveitavam de trabalhos por nós feitos assumindo-os como deles, colegas colocados na prateleira (Olhe, tá a ver aquela cadeira? Ali ao canto? Passa a sentar-se lá! Eu preciso da sua secretária e do seu posto de trabalho...), "bufaria" fomentada entre colegas que até se davam bem pessoalmente, alguns temendo a sua "segurança" entravam no jogo e faziam que colegas agora tornados em "potenciais ameaças" às suas incompetências e falta de "iluminação" fossem mudados de locais, ameaças de processos disciplinares, mudanças para serviços diferentes e vá lá "inferiores", "danças" de colegas entre locais de trabalho (agora vais para ali...agora para acolá...agora para acoli!). O mais grave é que as próprias chefias, a nível de divisão e departamento permitiam e inclusivamente fomentavam (e fomentam), este tipo de situações! Quem adivinhar onde foi, é e será, ganha um doce! È triste, mas foram avençados que criaram esta situação. Que fazer com eles? Passá-los ao quadro ? Pode ser que guardem as guarras! E nós os emprateleirados do quadro? Vamos para dispensados? O bem e o mal, o bom e o mau, existem em todo o lado! Aqui esquecem-se e muito que isto não é uma empresa pessoal, nós temos uma função pública a cumprir. Não servimos chefias nem avençados e vice-versa, servimos é os munícipes de Lisboa. A ver se alguém que ler isto põe a mão na consciência e mude! Se bem que as mentalidades e o statuo quo, então na CML... é o que mais custa a mudar! Se é que alguma vez isso vai acontecer, com tantos interesses instituídos e tão enraízados!

Anónimo disse...

Não sei qual é a ideia que o autor do post quer fazer passar quando fala de "maioria PS/BE". O PS e o Bloco juntos são minoritários no executivo. Falar em maioria PS/BE é descredibilizar o trabalho dos restantes vereadores, que, nomeadamente à esquerda, poderiam viabilizar uma verdadeira maioria de que Lisboa tanto precisa.

Anónimo disse...

Para o anónimo que fala em destruição de serviços. Eu compreendo totalmente. Que bem que se estava no campo antes do Furacão Katrina e de tudo o que veio associado, especialmente, e neste caso infelizmente, algumas avençadas. No final desta brincadeira toda deveria existir uma responsabilização criminal por danos provocados à res publica.