quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Ainda há aposentados com CPS

Agradecemos um e-mail de um funcionário do DGRH (Departamento de Gestão de Recursos Humanos) que nos alertou para o facto de subsistirem na CML contratos de avença com pessoas que auferem também de reformas. Ao que nos foi possível averiguar, não só os contratos são mais que ilegais (pois existem limites a vencimentos com prestadores deste tipo) como subsistem situações escandalosas de aposentados da própria CML permanecerem a prestar serviços a troco de vencimentos muito semelhantes aos que auferiam no quadro.

O mínimo que podemos dizer é que esta situação é absolutamente intolerável, ainda mais quando se despede uma mulher grávida, um pai e uma mãe de família e tantos outros que dependem única e exclusivamente do seu trabalho. Pensamos que é mais uma estranha situação para a tríade António Costa-Cardoso da Silva-Centeno Fragoso explicarem aos trabalhadores precários da CML, aos trabalhadores do “quadro” e a toda a opinião pública. Será que é isto que significa o estudo “caso a caso” à maneira do Sr. Presidente?

Agradecemos também o e-mail de um dos psicólogos da Divisão de Saúde, Higiene e Segurança dispensado pela CML após 8 anos de serviço. È mais uma situação dramática a que estamos atentos, ainda mais porque a medicina do trabalho na Câmara está em risco após inúmeras rescisões com profissionais da saúde. Quanto à questão de concertarmos esforços comuns para uma luta colectiva, penso estarmos todos de acordo, pelo que faremos tudo o que nos for possível para lhe dar visibilidade. Foi esse o principal objectivo ao criarmos este blog. Para já, é a resposta que podemos dar.
Muitos dos nossos activos leitores e comentadores fizeram ainda reparos ao facto de estarmos a dar visibilidade ao pessoal responsável pelo Portal Lx. Jovem. Pelo que nos foi dito, a ligação política ao anterior executivo PSD da equipa que conduzia o portal era evidente. Resta-nos esclarecer se todos auferiam ordenados escandalosos como o que foi apontado ao coordenador do projecto ou se ali havia gente que estava na normalidade. Há que reconhecer que o trabalho desenvolvido tinha qualidade pelo que esperamos que o Sr. Presidente encontre uma solução que não passe pelo encerramento do espaço. Sendo assim, pensamos ser de manter a petição.

21 comentários:

Anónimo disse...

Esse tal DM do Centeno foi visto na campanha eleitoral do CDS (está portanto como peixe na água neste PS do Sr. Costa).

Só no edificio onde tem o seu Gabinete na Rua Castilho mandou 3 CPS para a rua que por lá já estavam há 10 anos

O Centeno deve estar há 1 ou 2 anos, pela mão de Santana...

Claro que os amigos CPS do Centeno alguns deles já colocados como directores nos Serviços Sociais (para quem não sabe, os Serviços Sociais são o novo PIN municipal, a oportunidade de negócio da CML para quem tem dinheiro - claro!)ficaram todos lá.

Gostava de saber qual vai ser a reforma do Centeno.

Anónimo disse...

No departamendo de Acção Social trabalham pelo menos 2 pessoas reformadas

Anónimo disse...

Isto é na verdade um escandalo! Tanto escolheram - diz a tríade maravilha - que conseguiram manter os tachos e as situações vergonhosas como a de reformados avençados!!!!
O únicio garante que devemos ter de manter o emprego é um cartãozinho de partido, seja ele rosa, laranja ou vermelhinho... Tanto faz desde que esteja na carteira.

Anónimo disse...

Não só há aposentados com CPS´s, como também há pessoas a ser beneficiadas (há conhecimento de pelo menos 1), com a realização de Contratos Administrativos de Provimento, o que no actual cenário em que nos encontramos parece um tanto injusto visto que, que a solução para a grande maioria do pessoal que "trabalha" em condições precárias, continua a ser a rua não se revelando qualquer respeitopelas mesmas.

Anónimo disse...

O Departamento de Acção Social não tem colaboradores reformados vinculados por contrato de prestação de serviços. Os elementos referidos pertenciam à Direcção Municipal de Acção Social, Educação e Desporto (DMASED), entretanto esvaziada de chefias e funcionários, e os nomes de ambos constam da lista de avençados a dispensar, tendo já sido remetidas e recebidas, aliás, as respectivas cartas de denúncia. Conserve-se a objectividade ou lá se vai a credibilidade do blog, coisa que seguramente ninguém quer.

Anónimo disse...

Sobre o último comentário acho q é preciso dizer q não está em nenhum post q os reformados são do DAS. Foi um comentário apenas.
Parece q temos colegas a querer deitar abaixo um blog q está a ser bastante útil a todos nós.
Se calhar era melhor tentarem fazer melhor em vez de estarem sempre a criticar.
Força Lisboa em Alerta

Anónimo disse...

Sei de fonte segura que pelo menos uma das avençadas a prestar serviço no Palácio dos Machadinhos (onde está o Dep.º Acção Social) não só está cá há mais de 10 anos reformada como ainda não recebeu carta nenhuma. Desconheço no entanto se estará para breve este procedimento.

Anónimo disse...

Ainda existe alguém aposentado, há vários anos, a “recibo verde” na Direcção Municipal de Acção Social, Educação e Desporto (DMASED)que não recebeu a carta.
Concordo com a redução de pessoal a “recibo verde” desde que seja feita justiça aos que realmente trabalham e não aos que não tem horários, fazem o que querem, passam manhãs e tardes a passear pelos corredores, isto quando aparecem!
Mas estamos nos a esquecer dos funcionários do quadro que nada fazem e que usam à boca cheia a frase "não ganham para isto" e andam a tirar lugar aos "recibos verdes" que acabam por ser necessários para fazer o seu trabalho, e que não seriam necessários se os do quadro trabalhassem. Quantas horas passam na net? Ao telefone? E para que servem aparelhos de "ponto"? Não sou recibo verde mas esta situação toda revolta-me.

Anónimo disse...

Bem, parece que os da DMASED estão tratados ou em vias de o serem. Onde é que estão os outros reformados, afinal? Convém que apareçam, para que não se fique com a ideia que todo este tiroteio se deve apenas a dois coelhos

Anónimo disse...

Divulguem os restantes que os há. Cabe a cada um de nós fazer este tipo de denuncias.

Anónimo disse...

Se as chefias cumprissem as orientações, os reformados já teriam saído da CML há muito. Recordo que foi esta a orientação do executivo no início deste ano. Muitos deles devem estar inclusivamente a receber a totalidade do vencimento, o que é ilegal. O problema desta CML é o de sempre: os que cumprem, que seguem critérios justos, que avaliam os funcionários, que reduzem a despesa sem reduzir o pessoal são os primeiros a ser afastados

EQUIPA LISBOA EM ALERTA disse...

Caros colegas,

Ao passar por estes comentários fica-se com a sensação de que nós focalizámos a situação numa determinada direcção municipal. De facto, o email que nos foi enviado apenas nos garantia que em toda a CML persistiam contratos de avença com reformados sem mencionar onde.
Aquilo que apúramos com a vossa ajuda foi que isto se passa de facto. Se é na DMASED ou noutra qualquer direcção municipal não é importante. O importante é que estas situações persistem e não se conseguem entender perante a garantia da análise "caso a caso" dos trabalhadores a recibo verde prometida pelo sr. António Costa.
Dada a polémica em redor do caso, apelamos a quem tiver mais informações que as divulgue. Acima de tudo pretendemos confrontar o actualexecutivo e os Recursos Humanos com uma situação que ultrapassa a razoabilidade face ao cenáriode despedimentos que estamos a viver.
Gratos pela vossa honrávele construtiva participação,

EQUIPA LX EM ALERTA

Anónimo disse...

E quando a companheira de um Vereador dessa casa tem um contrato de 3500 € não se sabe muito bem para fazer o quê.
E quando esta Senhora Jurista é encarregue de fazer os próprios cortes/listas no Departamento em que está. No passado escolheu 20, agora quantos terá escolhido? Será que esquece que com o vencimento dela dava para pagar 3 recibos verdes de contrato normal! E porque será que ninguém lhe toca? Têm medo do Partido a que pertence?

Anónimo disse...

Já estou como aquele outro que o rei vizinho mandou calar: com a verdade não ofendo nem temo. Venham os nomes! Até para que a malta visada se possa defender, querendo. Coisas soltas, a pairar no ar, não aproveitam a ninguém.

Anónimo disse...

E por falar em Medicina no Trabalho. este ano não há vacinas anti-gripe? Já começou o fim desta unidade orgânica

Anónimo disse...

já agora, convinha divulgar, em nome da transparência, que ha uma pessoa grávida na equipa do LX JOVEM...

Anónimo disse...

Cara equipa Lisboa em Alerta

Acho que fariam melhor serviço se se resumissem a "divulgar" e não a "comentar".... o comentário acerca da equipa do LX JOVEM é absurdo, quer na parte "politica" (lá por se entrar na altura X não quer dizer que se seja dessa cor) quer na parte do "escandaloso" (sei de fonte segura que há gente a ganhar 480 euros nessa equipa)...

Anónimo disse...

Tu sabes ler?
A petição não é para nós é para os gajos do portal. Aqui nn falou nas lojas.

Eu sou das lojas e estou na rua. Só se salvaram as cunhas como o nosso cordenador!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O que o xatoo diz é facto muito antigo na CML
Todos funcionário da antiga DMAC sabiam da empresa do director do DAU Eng João Rodrigues em sociedade com o chefe da divisão de obras (DO)e de um primo do primeiro, encarregado de obras

PS: Este é um caso verdadeiro sr Presidente e esta como director deste departamento á mais de 20 anos

Anónimo disse...

Será que as obras "a mais" nos Mercados, Lojas e outras estruturas camarárias mas geridas pela DMAC/DAU/DO, eram adjudicadas a uma empresa registada em ALCOCHETE?

Anónimo disse...

Mexericos e mais mexericos, nada mais.