sexta-feira, 18 de abril de 2008

Costa e sindicatos chegam a acordo sobre recibos verdes

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa e o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) chegaram, esta sexta-feira, a acordo sobre a solução a dar aos cerca de 900 avençados da autarquia.
António Costa e os sindicatos voltaram, esta sexta-feira, à mesa das negociações para decidir o futuro dos cerca de 900 avençados da Câmara de Lisboa.
A solução encontrada foi a criação de uma comissão de acompanhamento – que envolverá sindicalistas e município – e a constituição de um tribunal arbitral para avaliar cada situação e integrar os trabalhadores no quadro privado de pessoal da autarquia, sempre que se comprovar que as avenças prefiguram verdadeiros contratos de trabalho.
Para Delfino Serras, dirigente do STML, esta é «uma solução que pode resolver a questão da precariedade».
Uma vez que a maioria dos contratos dos funcionários a recibos verdes termina no final de Julho, os sindicatos acordaram com o executivo camarário que os vínculos serão renovados até que a situação se resolva.
«O que o presidente nos garantiu é que os contratos serão renovados enquanto o tribunal arbitral estiver em funções», disse ao SOL o sindicalista.
Serras adiantou ainda que «os trabalhadores que foram dispensados em Novembro podem ser readmitidos», caso o tribunal arbitral assim o entenda.
Ao que o SOL apurou, o acordo entre sindicatos e autarquia deverá ser formalizado até ao final de Abril.
Margarida Davim, Jornal Sol
margarida.davim@sol.pt

Sem comentários: